quarta-feira, 27 de setembro de 2023

O Paradoxo do Pensamento Dogmático numa Ciência Progressiva

 O Paradoxo do Pensamento Dogmático numa Ciência Progressiva

Autor: Matt D.A. Fletcher (1)

Traduzido por: LuCaS

Matt Fletcher: “gostaria de desafiar algumas crenças firmemente sustentadas sobre a Maçonaria, e como os Graus Maçônicos Aliados (Graus Maçônicos Estendidos, Graus Adicionais) do Canadá ocupam uma posição única dentro do meio das ordens maçônicas no Canadá para abordar o pensamento pouco preciso sobre o que é, e o que não é Maçonaria, e como nos foi dada uma oportunidade única de preservar o que a Maçonaria tem mais caro”.

As Antigas Regras da Maçonaria, de acordo com Preston, afirmam que um Mestre-Eleito deve aceitar e concordar com a seguinte declaração:

“Admites que não está no poder de qualquer Homem ou Corpo de Homens fazer qualquer Alteração ou Inovação no Corpo da Maçonaria” [1][2].

Mackey também afirmou que:

“O primeiro grande dever, não apenas de cada Loja, mas de cada Maçom, é cuidar para que os Landmarks da Ordem nunca sejam afetados” [3].

Esta é uma crença muito comum na Maçonaria; que nada pode ser mudado. É motivo de dissidência nas lojas, e a raiz de muitas discussões entre maçons, tanto na loja quanto no quadro festivo, ou cada vez mais, na internet.

Todos nós crescemos em ambientes maçônicos particulares e diferentes e somos ensinados que o quê e como fazemos nosso trabalho é tradicionalmente a única maneira certa de fazê-lo.

Lembro-me de uma vez ter visto um Ex-Mestre visitante corrigir um Mestre sentado em um ponto de protocolo em loja aberta, diferente nas lojas um do outro.

Essa discussão não ajudou em nada nenhum dos irmãos e, mais especialmente, lançou uma nuvem negra sobre o restante da reunião.

Por que então insistimos em nossa própria interpretação da Maçonaria que nos foi ensinada, e exigimos seu cumprimento, em vez de entender e aceitar que há mais variações do que semelhanças em muito do que se passa em uma reunião de loja?

As redes sociais nos permitem associar-nos a muitos irmãos de mais jurisdições do que podemos imaginar, tanto regulares quanto irregulares de acordo com definições um tanto arbitrárias, e, portanto, podemos perceber que há uma grande variação na prática ritual e ocasional dentro da miríade de expressões da maçonaria.

A variação entre obrigações e rituais de jurisdição para jurisdição é quase infinita. O que é caro dentro de um pode não ser contemplado dentro de outro.

É interessante ver como alguns indivíduos são rígidos sobre o assunto, sem entender que tudo o que sabem é, de fato, parte de um conceito em evolução [4].

A inovação na Maçonaria é fortemente desencorajada; pelas Grandes Lojas, por nossos Rituais particulares e, mais especialmente, por nós mesmos, pois naturalmente desejamos preservar a "pureza" do que herdamos em benefício de nossos futuros irmãos, de modo que possamos transmitir nossa herança maçônica como nós mesmos a recebemos.

A rigidez da crença em um único ritual e expressão da Maçonaria parece vir das primeiras Grandes Lojas nos Estados Unidos, em meados de 1800 [5].

Há agora uma forte corrente subjacente dentro da Maçonaria norte-americana de que precisamos retornar aos ideais e motivos originais que atuaram nos nossos antepassados, e nos afastar dos pressupostos e convenções sociais que se arrastaram nos últimos 3 séculos da Maçonaria [6]; por exemplo, como não permitir que os Aprendizes Inscritos fossem membros votantes plenos de uma loja maçônica, uma prática nunca aceita pela Grande Loja Unida da Inglaterra, que foi aceita unilateralmente na Convenção Maçônica de Baltimore em 1843 [7].

O que muitos maçons não percebem é que a Maçonaria é uma filosofia e uma sociedade em evolução. Dá-nos nos termos mais fortes no Segundo Grau que a Maçonaria é uma Ciência Progressiva.


Progressista significa "avançar ou evoluir" [8]. Esse conceito exige mudança... sem ela, não há progresso, apenas estagnação.


Charles Darwin escreveu:

 

"Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor responde à mudança". 


Esta é uma reflexão salutar, pois estamos diante de uma queda no número de novos candidatos, e lutamos para lidar com a perda de interesse e participação de nossos membros mais antigos.


Há uma diferença basilar entre apoiar e defender os valores fundamentais do que trouxe a maçonaria à existência e os conceitos que realmente a atuam; e defender tradições assumidas e práticas regionais que não são críticas à interpretação da filosofia subjacente [9].

Muitos maçons desconhecem o quão recente é o nosso conceito de maçonaria. Por exemplo, em 1717 havia apenas dois graus, o de Aprendiz e Companheiro [10].

O primeiro 3º grau parece ter sido conferido em 1724, e a primeira menção aos Três Rufiões nas Constituições de 1738 [14].

O grau de Mestre Maçom e a Lenda Hirâmica não entraram no corpo da Maçonaria até o período de 1723-30 [11][12][13].

Os rituais da Maçonaria foram progressivamente construídos e expandidos até a primeira parte do século 19.

O Arco Real, justamente designado como a conclusão de um Mestre Maçom, só surgiu aproximadamente em 1730 [15]. Estamos a lidar com uma história relativamente moderna. Os Shriners só surgiram em 1872 [16]. Menos de 150 anos! Da mesma forma, o grau de Muito Excelente Mestre não apareceu até a última parte do século XIX [17]. O que hoje chamamos de Rito Escocês é o resultado da explosão de graus superiores filosóficos que floresceram na França em meados do século XVIII.

Como astutamente registrado por Chris Lirette, embora também sejamos obrigados por nossos Marcos a sermos sujeitos pacíficos e cumpridores da lei, desde o primeiro momento da maçonaria organizada e especulativa no final de 1600, os maçons têm sido ativistas da revolução e da reforma política [18]. Bolívar, Guerrero, Marti, Rizal, Garibaldi e a Independência dos Estados Unidos da América são exemplos de maçons que seguem os princípios da fraternidade, liberdade e igualdade para decretar mudanças políticas radicais [19].


A proibição da discussão sobre política e religião nas lojas demonstra um conjunto semelhante de paralelos. De uma filosofia iluminista que encorajava fortemente o pensamento revolucionário, a liberdade e a igualdade, a Maçonaria evoluiu para uma organização globalmente federada que mantém e defende a estratificação e o controle político e social.

De origem libertária e idealista, oscilamos na direção oposta e desenvolvemos uma postura altamente conservadora e reacionária.

 Pode-se levantar a hipótese que, devido às tentativas generalizadas ao longo dos últimos 300 anos de muitos governos e do Vaticano de proibir a maçonaria, que a mudança no ethos dos princípios de obediência e aquiescência ao Estado se desenvolveu a partir de um desejo de autopreservação do movimento, a fim de tranquilizar seus detratores.

O século 18 foi um período de grandes mudanças e inovações na Maçonaria; muitas coisas surgiram que até então não haviam sido usadas; conceitos como o uso da letra G são exemplos primordiais [20].

A letra G não é exibida na sala da loja, nem no centro do Esquadro e Compassos em muitas jurisdições em todo o mundo.

Os aventais maçônicos originais seguiam um formato significativamente diferente daqueles que usamos atualmente; originalmente com uma queda muito mais longa e cantos arredondados. Isso não é uma inovação na Maçonaria? [21]

O simples fato de agora admitirmos como maçons homens com deficiência é contra os marcos originais da Maçonaria.

A sociedade evoluiu e avançou, nos tornamos mais esclarecidos e reconhecemos que a posição social e a deficiência física não são razões válidas para excluir um candidato em potencial que, de outra forma, é digno.

As primeiras formas de Maçonaria Especulativa eram exclusivamente cristãs; o primeiro irmão judeu foi admitido em 1732 [22], e a primeira Loja Judaica consagrada em Londres em 1793, embora tenha havido oposição contínua de muitos que persistiu até meados do século 19 [23][24].

Os muçulmanos raramente eram admitidos no século XVIII, e só o eram porque eram considerados “valiosos” numa perspectiva diplomática ou comercial, e só no século XIX é que a tolerância para com outras religiões se tornou mais pronunciada [25].

Há muitos argumentos sobre a contínua exclusão das mulheres da Maçonaria e, de fato, desenvolveram-se várias obediências maçônicas femininas nos últimos 150 anos, para não mencionar as ordens mistas [26].

Embora não sejam formalmente reconhecidas, as Grandes Lojas mais progressistas declararam, pelo menos pública e abertamente, que esses órgãos são regulares em suas práticas. Curiosamente, a primeira mulher maçom documentada historicamente, Elizabeth Aldworth, foi regularmente iniciada por volta de 1711, antes do desenvolvimento do grau de Mestre Maçom, e muito antes da primeira Grande Loja na América do Norte ser estabelecida na Virgínia em 1778 [27].

Na Grande Loja Unida da Inglaterra, da qual sou membro, é proibido exibir publicamente evidências de minha pertença à Maçonaria, nem anunciar esse fato emoldurando meu certificado, muito menos usar um anel maçônico ou exibir o Esquadro e o Compasso em qualquer coisa que eu use ou dirija. No entanto, essa é uma prática comum na América do Norte.

No Reino Unido, posso abordar alguém que acredito que seria um bom Maçom, embora isso seja frequentemente proibido em muitas Grandes Lojas da América do Norte. Todos estes são costumes adotados com base nas nossas próprias interpretações coletivas do que o ritual, a história ou as regras das nossas respectivas jurisdições nos ensinam.

No entanto, como um todo, os Maçons não se concentram nestes fatos históricos, porque o que vemos, o que fazemos, e aquilo em que acreditamos atualmente, e a partir da nossa experiência passada, são importantes para nós, devido aos nossos próprios quadros de referência.

A forte tendência para o romantismo crescente na pseudo-história maçônica, evidenciada pelos mitos da origem dos Templários, por exemplo, sugere que nós, como um todo, estamos à procura de uma verdade histórica oculta para justificar a nossa existência, uma vez que os objetivos originais dos primeiros maçons especulativos parecem ter sido sublimados por objetivos mais insignificantes.

Afirmar que o que recebemos chegou até nós inalterado, não adulterado e livre de inovações é manifestamente falso.

Devemos apreciar a nossa diversidade e reconhecer que é isso que nos torna mais fortes e verdadeiramente descendentes de uma filosofia sincrética com origens em tempos imemoriais.

Cada maçom, globalmente, evoluiu de acordo com um caminho e pedigree ligeiramente diferentes, e quem é um indivíduo ou jurisdição para afirmar que eles estão certos e tudo o mais está errado?

Estamos enfrentando uma crise na Maçonaria em todo o mundo, devido ao declínio dos números. Nenhuma Grande Loja está isenta, e muitas de nossas outras ordens maçônicas estão sofrendo da mesma forma.

Em 1959 a Maçonaria na América do Norte tinha mais de 4 milhões de membros, agora somos pouco mais de 1 milhão [28].

Uma análise crítica das tendências sugere que, em 2043, a adesão se aproximará de zero.

A outra crise que parece estarmos a enfrentando é o crescimento crescente daquele tipo particular de Maçom que procura ordens, graus, títulos e cargos. Não necessariamente devido ao conteúdo das várias ordens e aos ensinamentos dos graus, mas possivelmente devido ao desejo de os colecionar, e talvez satisfazer uma necessidade pessoal de aprovação dos outros.

Quer sejais um Aprendiz ou um Grão-Mestre, todos e cada um de vós sois meus Irmãos, e esse é o único título que verdadeiramente importa. A pele branca de cordeiro de cada avental confirma o nosso laço de fraternidade, independentemente das outras cores e das decorações douradas.

Um título não gera respeito ou valor inerente ao indivíduo, apenas ao cargo. O respeito é conquistado através do nosso comportamento e do que fazemos pela fraternidade, não através da recepção de um diploma ou título.

Muitas reuniões maçônicas agora giram em torno de uma atenção excessiva aos "negócios", com o grau ocasional à medida que os candidatos se apresentam.

Ouvi maçons declamarem com orgulho que sua recente reunião de loja foi realizada em menos de 45 minutos. Esta é uma constatação chocante de quão pouco a maçonaria significa para alguns.

O pensamento dogmático infelizmente permeia grande parte da Maçonaria moderna, como foi evidenciado pelo que acabámos de abordar.

Para uma Ciência Progressiva, na qual somos exortados a alargar as nossas pesquisas sobre os mistérios ocultos da Natureza e da Ciência, grande parte da prática maçónica atual concentra-se apenas em acordos regionais sobre a prática de rituais e num sistema cada vez mais complexo de governo e promoção.

Essencialmente desenvolveu-se numa burocracia auto referenciada que está a perder os seus objetivos originais fundamentais, uma vez que se tornou tão preocupada com a sua própria estrutura e sobrevivência.

Assim, deveremos continuar a aderir ao que consideramos ser a nossa própria forma de Maçonaria imutável, ou deveremos antes reconhecer que a Maçonaria tem vindo a evoluir continuamente ao longo dos últimos 300 anos?

Não deveríamos reconhecer que, para que o movimento continue a ser do maior benefício para a humanidade, devemos reconhecer que apenas certas facetas são imutáveis na filosofia que nos é tão cara?

A Maçonaria moderna tornou-se kafkiana.

A maioria dos aqui presentes são Baby Boomers(os nascidos entre 1946 e 1964) ou Geração X; (os nascidos entre 1965 e 1980) os pontos de vista, expectativas e filosofias pessoais da Geração Y e dos Millennials (os nascidos entre 1981 e 1996) são diferentes dos nossos, e o que eles buscam coletivamente dentro da Maçonaria é diferente daquilo que aqueles de nossas gerações iniciaram as suas próprias jornadas à procura.

A tecnologia mudou profundamente a sociedade, e a premissa de uma fraternidade rígida e imutável tem muito menos apelo para as gerações mais jovens, pois seus valores são bem diferentes.

A verdade é um conceito fundamentalmente muito mais atrativo para aqueles que cresceram imersos numa sobrecarga extrema de informação e de opiniões manipuladas, uma vez que é de uma utilidade inestimável como guia num mar de sinais falsos.

Todos os irmãos dos Allied Masonic Degrees (Graus Maçônicos Estendidos – GME) aqui presentes receberam pelo menos sete graus na Maçonaria, e eu suspeitaria que a média seria provavelmente bem superior a 20 graus diferentes.

Muitos de nós estiveram nas presidências de diferentes ordens e unidades várias vezes, e uma proporção significativa ocupou posições mais altos noutros Grandes Corpos.

Os GME do Canadá consistem, assim, num grande número de Maçons altamente experientes e diversificados, que amam o que fazem e consideram-no de tal valor que dedicam quantidades significativas do seu tempo pessoal a isso. A nossa devoção é evidente para aqueles que começam a olhar para a Ordem.

Além disso, os GME tem um duplo e único foco; a preservação e conservação de um número de graus obscuros e incomuns que de outra forma se perderiam, combinados com um forte foco na preparação e entrega de artigos de pesquisa que exploram todos os aspectos da Maçonaria e assuntos relacionados, e a discussão robusta dos mesmos.

Esta é uma combinação muito valiosa; temos as nossas raízes firmes na nossa variada história, mas estamos dispostos a estudar e a explorar estas raízes, o nosso simbolismo e objetivos, e a reavaliá-los sob a luz moderna.

Vimos no 4º Distrito que, combinando uma forte atenção à pesquisa e educação maçônica em profundidade, e uma clara vontade de trabalhar os diferentes graus que herdamos dos Graus Maçônicos Estendidos, estamos a receber uma grande quantidade de interessados nos nossos Conselhos. Os membros das Lojas azuis que estão mais interessados nos programas educacionais estão insatisfeitos com o que estão recebendo, e são atraídos para os GME. Este fato levou a um aumento do número de pedidos de adesão ao Santo Arco Real, a fim de apresentar petições aos nossos Conselhos.

Mais importante ainda, descobrimos que fornecer à nossa nova e frequentemente mais jovem geração de Irmãos não só uma panóplia quase infinita de material e caminhos para estudar e explorar, mas também uma estrutura onde eles são capazes de os discutir abertamente e com tempo suficiente, sem preconceitos e adesão dogmática a crenças fixas e muitas vezes imprecisas, gerou uma corrente na nossa região que está produzindo um conjunto claro de novos líderes maçônicos. Estes novos maçons são apaixonados e entusiastas não só do que somos, mas também de uma compreensão clara do nosso passado e, mais importante ainda, possuem uma visão muito mais clara de para onde vamos no futuro.

De forma crítica, temos de reconhecer que o que nos atraiu para a Maçonaria não é o que poderá atrair os nossos futuros Irmãos e, por isso, não devemos ignorar o fato de que, com a mudança de perspectivas geracionais, temos de evoluir e mudar de forma a permanecermos relevantes, continuando a exemplificar os valores e ensinamentos fundamentais que fizeram de nós uma filosofia tão forte, assegurando assim a nossa sobrevivência e pertinência contínuas. A estagnação é uma forma garantida de derrotar os nossos objetivos fundamentais.

Acredito firmemente que os Graus Maçônicos Aliados são um farol do que a verdadeira Maçonaria deve representar, e é uma das poucas esperanças de preservarmos a filosofia que nos é tão cara. No entanto, para atingirmos o nosso verdadeiro potencial, temos de aprender a adotar uma visão mais equilibrada das nossas origens e do facto de que a inovação e a mudança na Maçonaria têm sido uma faceta que tem conduzido ao nosso crescimento e sobrevivência ao longo dos últimos 300 anos, e que negar a nós próprios esta simples verdade é a única forma de assegurarmos a nossa morte final.

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(1) Matt DA Fletcher é o Grão-Mestre Soberano dos Graus Maçônicos Aliados do Canadá; o Diretor-Geral de Estudos da Societas Rosicruciana em Anglia, bem como o Adepto-Chefe da Província SRIA da Colúmbia Britânica & Yukon; é um ex-Grande Superintendente do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Arco Real da Colúmbia Britânica & Yukon; e é ou foi membro de quase todos os corpos maçônicos regulares na existência atual.

Iniciado na Loja dos Três Pilares nº 4923, em Londres, e maçom há quase 30 anos, é membro subscritor de órgãos no Reino Unido, Canadá, EUA, Brasil, Bélgica e França. Ele também ocupa altos cargos em várias ordens e órgãos Martinistas, e está profundamente envolvido nos assuntos esotéricos além da maçonaria regular.

Seu principal objetivo é aumentar o conteúdo acadêmico dentro da Maçonaria, de modo que possamos praticamente expandir e aplicar o conhecimento que aprendemos no Ofício, e nos envolver e ajudar nossos Irmãos mais plenamente em sua própria jornada maçônica pessoal.

No mundo mundano, ele é um cirurgião ortopédico praticante na zona rural do Canadá, com uma forte experiência em pesquisa cirúrgica, e publicou e apresentou mais de 350 artigos acadêmicos e esotéricos, capítulos e livros.

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Fonte Revista maçônica online The Square

Notas:

[1] Doron D. Landmarks and Old Charges. Montofiore Lodge, 2002. http://www.freemasons-freemasonry.com/doron.html

[2] Jantz P. The Landmarks of Freemasonry. 2004. http://freemasonry.bcy.ca/texts/landmarks.html

[3] Mackey AG. The Principles of Masonic Law. 1856. http://www.gutenberg.org/ebooks/12186

[4] JW. Freemasonry as a Sacred Retreat. http://web.mit.edu/dryfoo/www/Masons/Essays/jtaylor-retreat.html

[5] Davis RG. Masonic Ritual is an Innovation. http://www.thelaudablepursuit.com/articles/2016/6/7/masonic-ritual-is-an-innovation

[6] Anon. A Laudable Pursuit II. 20019. http://theknightsofthenorth.org/laudablepursuit/

[7] Graeter RA. Reform Freemasonry? 2014. https://reformfreemasonry.com/wp-content/uploads/2014/12/Reform-Freemasonry.pdf

[8] Cambridge English Dictionary. https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/progressive

[9] Graeter RA. How to preserve and stimulate Freemasonry. 2014. https://reformfreemasonry.com/home/preserve-stimulate/

[10] Foundation of the Premier Grand Lodge. http://www.freemasons-freemasonry.com/MADHAVAN_HiramicLegend.html

[11] Anderson J. Book of Constitutions. 1723.

[12] Prichard S. Masonry Dissected. 1730.

[13] Davis RG. Op. cit.

[14] Madhavan CS. The Hiramic Legend: Whence and wherefore. http://www.freemasons-freemasonry.com/MADHAVAN_HiramicLegend.html

[15] Davis RG. Op. cit.

[16] https://www.shrinersinternational.org/Shriners/History/Beginnings

[17] Fletcher MDA. The Cryptic Rite. The Architect, 2018. p117-120.

[18] Lirette CB. Rebel Masons. The Architect. 2017. P91-5.

[19] Ibid.

[20] Dwor M. The Letter G. http://www.freemasonry.bcy.ca/texts/theletterg.html

[21] Anon. Innovations. http://www.themasonictrowel.com/masonic_talk/stb/stbs/40-09.htm

[22] https://www.jewishvirtuallibrary.org/freemasons

[23] Ibid.

[24] Newman A. Jews in English Freemasonry. 2015.  https://www.jewishgen.org/jcr-uk/Newman_papers/Jews_in_English_Freemasonry.htm

[25] Zarcone T. Freemasonry & Religion. In: Handbook of Freemasonry. Brill. 2014.

[26] Wisdahl S. Women and Masonry. Peace Council 11/4/19

[27] The Grand Lodge of Virginia. https://grandlodgeofvirginia.org/

[28] A Laudable Pursuit II. Op. cit.

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