Árvore de Vida da Kabbalah e Moralidade
Autor: Daniel farell
Traduzido por: Luiz Carlos Silva
A Teosofia Esotérica Hebraica comumente conhecida como
“Kabbalah” (Kabbalá, “Recibo”, “Aceitação” ou “tradição”), é uma herança muito antiga
de Israel. A Kabbalah alcançou seu período de auge em torno dos séculos XII e XIII,
influenciando aos pensadores medievais ainda antes do renascimento (séculos XIV
a XVII). De fato, nos séculos XI e XII grandes contribuições à ciência e à filosofia
foram feitas pelos "Mekubbalim" (Aceitos ou Kabbalistas), conhecidos nos
livros de história como inventores, reveladores e filósofos excepcionais.
Os estudos da Kabbalah incluem o “Ets H'ayim” (“Árvore
da vida”) e seus “Sefirot” (“Emanações Divinas”). 10 (dez) Sefirot se origanizam
no incompreensível “EinSof” (“sem fim” ou “infinito”) – Denominação Kabbalística
do Único, Eterno e Todo-poderoso Deus, criador, origem e essência absoluta de tudo.
As 10 Sefirot representam:
(1) A compreensão humana finita (limitada) dos canais de
energia que Deus gerou de sua própria energia infinita, para criar e governar nosso
universo finito e material; e,
(2) as qualidades que os seres humanos devem esforçar-se
em desenvolver para acercar-se de Deus. As 10 Sefirot também refletem Associações
Morais. Embora haja algumas versões destas Associações Morais, em princípio, todas
elas refletem a Fé em Deus e na Moralidade.
O quadro que é introduzido em seguida descreve a ordem
das Sefirot e das associações morais correspondentes (marcados em vermelho escuro
e separados com uma linha curta). As organizações múltiplas representam as diversas
dimensões do mesmo canal.
Kavim
(linhas cordenadas,) |
Potência (Esquerda) |
Harmonia (Meio) |
Generosidade (Direita) |
||
S |
C |
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(1) Alto: Emunah (Emuná) Fé em Deus |
|
|
(3) Simh'ah (Simjá) Alegria |
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(2) Bitul (Bitúl) Altruísmo |
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Senda |
Da'at (Dá-at)
Conhecimento -
Yih'ud (Yijúd) Unidade |
||||
P |
E |
(5) Yir'ah (Yir-á) Temor |
|
(4) Ahavah (Ahavá) Amor |
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|
(6) Rah'amim (Rajamím) Perdão |
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|||
C |
(8) Temimut (Tmimút) Sinceridade |
|
(7) Bitah'on (Bitajón) Confiança |
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|
(9) Emet (Emét) Verdade/Honestidade |
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|
(10) Shiflut (Shiflút) Humildade |
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|||
Deidade |
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As "Kavim" ('Línhas' ou 'Coordenadas') agrupam
as Sefirot verticalmente à esquerda, no centro (equilíbrio) e à direita. A interação
entre as Sefirot é feita através de "Tsinorot" ('Tubos'), entre os quais
flui a energia de Deus. Os Tsinorot conectam as Sefirot sistematicamente e as dividem
em subgrupos (observe a separação básica pelas coordenadas verticais à esquerda).
Cinco "Partsufim" ('Caras' ou 'Configurações') conformam as Sefirot para
interação. Cada Sefirah no singular) alcança níveis de energia mais elevados quando
está combinada com outras Sefirot. Por exemplo, guiar-se pela "Justiça"
outorga um alto valor. E quando se a combina com "Misericórdia", a "Justiça"
alcança um valor mais alto. Do mesmo modo, se bem a "Misericórdia" constitui
um alto valor, quando a ajuda é distribuída "Justamente" se torna mais
valiosa. As combinações bilaterais alcançam níveis de energia muito mais altos que
as unilaterais.
Deus tem uma vontade infinita para “doar” sua infinita
e absoluta qualidade divina a toda sua criação. Deus, entretanto, não tem uma necessidade
ou a vontade de “receber”. Por outro lado, todos os seres criados têm a vontade
de “receber”. Prestemos atenção ao verbo Hebreu “le-kabbel” ('receber') e o substantivo
"kabbalah" ('recibo'). Se somente recebemos, permanecemos sempre distantes
de Deus. Em troca, fazendo boas ações e doando aos outros estaremos mais perto de
Deus. Por exemplo, se educar-se tem valor, é mais valiosa então a educação que brindamos
aos outros. Para aproximar-se de Deus, a pessoa deve desenvolver a vontade (Ratson)
de faze-la unida (Yih'ud) a Deus, para atuar de acordo com as Sefirot e integra-las.
As associações morais correspondentes constituem princípios
morais básicos (virtudes) da conduta diária e consequentemente podem ser referidas
como Potências Morais. Ao alcançar estas Potências Morais, a pessoa promove um “Sulam”
(“escala”) espiritual na escala de sua auto perfeição. Estas Potencias Morais de
Perfeição são a base dos graus e dos ensinamentos do Rito Escocês da Maçonaria.
Na Kabbalah se denomina "Or" ('Luz') a qualquer energia recebida de Deus,
e compreensível pelos seres humanos, através dos 10 canais das Sefirot. A 'Fé em
Deus' é a primeira Potência Moral e corresponde à primeira das Sefirot, "Keter"
('Coroa de Deus'). Na Kabbalah, a 'Fé em Deus' se descreve como "Or EinSof"
('Luz de Deus') que Ilumina todos os sentidos de uma pessoa. No mesmo sentido, o
significado simbólico da 'Luz' Maçônica é em primeiro lugar o da 'Fé em Deus'. A
busca humana da Luz começa dentro de nosso próprio interior, posto que todos havemos
recebido a semente da luz. Se desenvolvermos nossa Fé em Deus e revelarmos uma conduta
moral adequada, aquela semente poderá receber mais luz e germinar.
A aquisição de novos Poderes Morais em nossa vida diária
ajuda-nos alcançar valores mais elevados. As integrações Multilaterais dos Poderes
Morais concedem maior dimensão, ou seja, virtudes adicionais. Por exemplo, uma reza
pode alcançar determinado valor, se for feita com fé, Amor, Respeito, Sinceridade,
Honestidade ou Humildade frente a Deus. Se esta mesma reza for feita não somente
para nós mesmos, mas também para outros, alcança um valor mais alto, posto que integra,
também, entre outros valores, o altruísmo, o amor e a sinceridade para com o próximo.
Além do mais, isto reflete nossa capacidade de sentir alegria pelo bem-estar dos
nossos irmãos e o perdão ante seus possíveis defeitos.
No princípio, a Kabbalah nos acentua nossa carência essencial
da compreensão do Universo em que nós nascemos. Mas o estudo gradual e apropriadamente
dirigido da Kabbalah constitui um desafio intelectual, que nos oferece a oportunidade
de elevar-nos de nosso mundo material através de nossa auto perfeição moral, ajudando-nos
a obter uma sensação maior da Presença de Deus, e, portanto, consolida nossa Fé
n’Ele. Sem dúvida, antes de estudar a Kabbalah e de esperar qualquer classe de elevação
espiritual verdadeira, a pessoa deve exercitar sua Fé em Deus e sua Moralidade.
Somente assim, então, um poderá aproximar-se de Deus mediante a prática das 10 Sefirot
e "doando" a outros seres. Uma vela acesa não perde sua própria luz quando
acendem-se outras velas que não estavam acesas. Pelo contrário, quanto mais velas
acesas, maior luz multidimensional se reflete sobre ela.
TFA
LuCaS