sábado, 2 de setembro de 2023

Árvore de Vida da Kabbalah e Moralidade

                                                Árvore de Vida da Kabbalah e Moralidade

Autor: Daniel farell

Traduzido por: Luiz Carlos Silva

 

A Teosofia Esotérica Hebraica comumente conhecida como “Kabbalah” (Kabbalá, “Recibo”, “Aceitação” ou “tradição”), é uma herança muito antiga de Israel. A Kabbalah alcançou seu período de auge em torno dos séculos XII e XIII, influenciando aos pensadores medievais ainda antes do renascimento (séculos XIV a XVII). De fato, nos séculos XI e XII grandes contribuições à ciência e à filosofia foram feitas pelos "Mekubbalim" (Aceitos ou Kabbalistas), conhecidos nos livros de história como inventores, reveladores e filósofos excepcionais.

Os estudos da Kabbalah incluem o “Ets H'ayim” (“Árvore da vida”) e seus “Sefirot” (“Emanações Divinas”). 10 (dez) Sefirot se origanizam no incompreensível “EinSof” (“sem fim” ou “infinito”) – Denominação Kabbalística do Único, Eterno e Todo-poderoso Deus, criador, origem e essência absoluta de tudo. As 10 Sefirot representam:

(1) A compreensão humana finita (limitada) dos canais de energia que Deus gerou de sua própria energia infinita, para criar e governar nosso universo finito e material; e,

(2) as qualidades que os seres humanos devem esforçar-se em desenvolver para acercar-se de Deus. As 10 Sefirot também refletem Associações Morais. Embora haja algumas versões destas Associações Morais, em princípio, todas elas refletem a Fé em Deus e na Moralidade.

O quadro que é introduzido em seguida descreve a ordem das Sefirot e das associações morais correspondentes (marcados em vermelho escuro e separados com uma linha curta). As organizações múltiplas representam as diversas dimensões do mesmo canal.

 

Kavim (linhas cordenadas,)

Potência (Esquerda)

Harmonia (Meio)

Generosidade (Direita)

S
U
P
E
R
N
A
L
E
S

C
O
N
S
C
I
E
N
T
E

 

(1)
Keter
(Kéter) Coroa de Deus


Alto: Emunah (Emuná) Fé em Deus
Centro:
Ta'anug (Ta-anúg) Prazer
Bajo:
Ratson (razão) Vontade

 

(3)
Binah
(Biná) Compreensão


Simh'ah (Simjá) Alegria

 

(2)
H'ochmah
(Jojmá) Sabedoria


Bitul (Bitúl) Altruísmo

Senda

Da'at (Dá-at) Conhecimento                          -       Yih'ud (Yijúd) Unidade

P
I
L
A
R
E
S

E
M
O
T
I
V
O

(5)
Gevurah
(Gvurá) Coragem
Din (Din) Justiça


Yir'ah (Yir-á) Temor

 

(4)
Gedulah
(Gdulá) Grandiosidade
H'esed (Jésed) Misericórdia


Ahavah (Ahavá) Amor

 

(6)
Tiferet
(Tiféret) Glória/Beleza


Rah'amim (Rajamím) Perdão

 

 

C
O
M
P
O
R
T
A
M
I
E
N
T
O

 

(8)
Hod
(Hod) Esplendor


Temimut (Tmimút) Sinceridade

 

 

(7)
Netsah'
(Nétsaj) Eternidade


Bitah'on (Bitajón) Confiança

 

(9)
Yesod
(Yesód) Fundação


Emet (Emét) Verdade/Honestidade

 

 

(10)
Malchut
(Maljút) Reinado de Deus
Shechinah (Sh-jiná) Presença de Deus


Shiflut (Shiflút) Humildade

 

Deidade

EinSof (EnSof)   Único, Eterno e Todo poderoso Deus

Criador, origem e essência absoluta de tudo

As "Kavim" ('Línhas' ou 'Coordenadas') agrupam as Sefirot verticalmente à esquerda, no centro (equilíbrio) e à direita. A interação entre as Sefirot é feita através de "Tsinorot" ('Tubos'), entre os quais flui a energia de Deus. Os Tsinorot conectam as Sefirot sistematicamente e as dividem em subgrupos (observe a separação básica pelas coordenadas verticais à esquerda). Cinco "Partsufim" ('Caras' ou 'Configurações') conformam as Sefirot para interação. Cada Sefirah no singular) alcança níveis de energia mais elevados quando está combinada com outras Sefirot. Por exemplo, guiar-se pela "Justiça" outorga um alto valor. E quando se a combina com "Misericórdia", a "Justiça" alcança um valor mais alto. Do mesmo modo, se bem a "Misericórdia" constitui um alto valor, quando a ajuda é distribuída "Justamente" se torna mais valiosa. As combinações bilaterais alcançam níveis de energia muito mais altos que as unilaterais.

Deus tem uma vontade infinita para “doar” sua infinita e absoluta qualidade divina a toda sua criação. Deus, entretanto, não tem uma necessidade ou a vontade de “receber”. Por outro lado, todos os seres criados têm a vontade de “receber”. Prestemos atenção ao verbo Hebreu “le-kabbel” ('receber') e o substantivo "kabbalah" ('recibo'). Se somente recebemos, permanecemos sempre distantes de Deus. Em troca, fazendo boas ações e doando aos outros estaremos mais perto de Deus. Por exemplo, se educar-se tem valor, é mais valiosa então a educação que brindamos aos outros. Para aproximar-se de Deus, a pessoa deve desenvolver a vontade (Ratson) de faze-la unida (Yih'ud) a Deus, para atuar de acordo com as Sefirot e integra-las.

As associações morais correspondentes constituem princípios morais básicos (virtudes) da conduta diária e consequentemente podem ser referidas como Potências Morais. Ao alcançar estas Potências Morais, a pessoa promove um “Sulam” (“escala”) espiritual na escala de sua auto perfeição. Estas Potencias Morais de Perfeição são a base dos graus e dos ensinamentos do Rito Escocês da Maçonaria. Na Kabbalah se denomina "Or" ('Luz') a qualquer energia recebida de Deus, e compreensível pelos seres humanos, através dos 10 canais das Sefirot. A 'Fé em Deus' é a primeira Potência Moral e corresponde à primeira das Sefirot, "Keter" ('Coroa de Deus'). Na Kabbalah, a 'Fé em Deus' se descreve como "Or EinSof" ('Luz de Deus') que Ilumina todos os sentidos de uma pessoa. No mesmo sentido, o significado simbólico da 'Luz' Maçônica é em primeiro lugar o da 'Fé em Deus'. A busca humana da Luz começa dentro de nosso próprio interior, posto que todos havemos recebido a semente da luz. Se desenvolvermos nossa Fé em Deus e revelarmos uma conduta moral adequada, aquela semente poderá receber mais luz e germinar.

A aquisição de novos Poderes Morais em nossa vida diária ajuda-nos alcançar valores mais elevados. As integrações Multilaterais dos Poderes Morais concedem maior dimensão, ou seja, virtudes adicionais. Por exemplo, uma reza pode alcançar determinado valor, se for feita com fé, Amor, Respeito, Sinceridade, Honestidade ou Humildade frente a Deus. Se esta mesma reza for feita não somente para nós mesmos, mas também para outros, alcança um valor mais alto, posto que integra, também, entre outros valores, o altruísmo, o amor e a sinceridade para com o próximo. Além do mais, isto reflete nossa capacidade de sentir alegria pelo bem-estar dos nossos irmãos e o perdão ante seus possíveis defeitos.

No princípio, a Kabbalah nos acentua nossa carência essencial da compreensão do Universo em que nós nascemos. Mas o estudo gradual e apropriadamente dirigido da Kabbalah constitui um desafio intelectual, que nos oferece a oportunidade de elevar-nos de nosso mundo material através de nossa auto perfeição moral, ajudando-nos a obter uma sensação maior da Presença de Deus, e, portanto, consolida nossa Fé n’Ele. Sem dúvida, antes de estudar a Kabbalah e de esperar qualquer classe de elevação espiritual verdadeira, a pessoa deve exercitar sua Fé em Deus e sua Moralidade. Somente assim, então, um poderá aproximar-se de Deus mediante a prática das 10 Sefirot e "doando" a outros seres. Uma vela acesa não perde sua própria luz quando acendem-se outras velas que não estavam acesas. Pelo contrário, quanto mais velas acesas, maior luz multidimensional se reflete sobre ela.

TFA

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